“Ginástica em gotas” na capa da Veja

19 ago

Sobre a capa da Veja desta semana o médico Leonardo Graever informa que enviou a mensagem abaixo a revista. De fato ginástica em gotas não existe e é uma metáfora que não ajuda os obesosImage. Hormônios fornecidos como medicamentos para emagrecer têm mais riscos que benefícios até o momento e não é recomendado.  Nada substitui alimentação saudável e atividade física.

“Queridos Editores,
Foi com profunda tristeza e revolta que li hoje a capa da nova edição da revista, fazendo alusão a um hormônio, chamado Irisina. Sou médico, não conheço o tal hormônio e de maneira nenhuma questiono o teor científico da reportagem. No entanto, sem ao menos abrir a revista, percebo o desserviço à população, estampado na capa.
Nesta, ressalta-se a propriedade do hormônio em auxiliar na queima das calorias e na perda de peso. Até aí tudo bem. Porém, fecha-se a frase com a infeliz conclusão, equivocada e por demais perniciosa: “e abre caminho para a ginástica em gotas”.
Embora ciente de que o objetivo principal, mesmo que inadequado, seja chamar a atenção do potencial leitor e vender a revista, reduzir os benefícios da atividade física à perda de calorias e ao emagrecimento, negligenciando a sua importância em outros aspectos da saúde, como na redução do risco cardiovascular e na saúde mental, apenas para citar dois exemplos, é nefasto.
Mesmo que a reportagem desfaça essa primeira impressão, e acredito que o faça, dada a competência de seus jornalistas, para quem passa pela banca de jornal e recebe o imprint semântico dessa capa, o mal está feito. No afã de vender a revista, os senhores estão fazendo apologia à preguiça, e sendo profundamente irresponsáveis quanto à educação em saúde do cidadão. Estão vendendo doença.”

2 Respostas to ““Ginástica em gotas” na capa da Veja”

Trackbacks/Pingbacks

  1. Mais uma capa de Veja é condenada por médicos | Marcos O. Costa - 19 de setembro de 2012

    […] “(…) Mesmo que a reportagem desfaça essa primeira impressão, e acredito que o faça [não faz], dada a competência de seus jornalistas, para quem passa pela banca de jornal e recebe o imprintsemântico dessa capa, o mal está feito. No afã de vender a revista, os senhores estão fazendo apologia à preguiça, e sendo profundamente irresponsáveis quanto à educação em saúde do cidadão. Estão vendendo doença.” (Leia a íntegra aqui.) […]

  2. Veja inventa “ginástica em gotas” « novobloglimpinhoecheiroso - 20 de setembro de 2012

    […] “[…] Mesmo que a reportagem desfaça essa primeira impressão e acredito que o faça [não faz], dada a competência de seus jornalistas, para quem passa pela banca de jornal e recebe o imprint semântico dessa capa, o mal está feito. No afã de vender a revista, os senhores estão fazendo apologia à preguiça, e sendo profundamente irresponsáveis quanto à educação em saúde do cidadão. Estão vendendo doença.” [leia a íntegra aqui.] […]

Deixe um comentário